sábado, 5 de março de 2011

Centelha de mim

Nos resumir em algumas palavras ou coisas que gostamos de fazer...essas explicações... parecem não alcançar toda complexidade que nos envolve.
O que posso dizer é que diante do espelho me sinto única... contudo, em outros momentos pareço-me tanto com outras... outros!
O olhar, o sorriso, o choro, a alegria, a fé na vida, o pé na estrada, muitas vezes me fazem tão única, mas... alguns sentimentos, como egoísmo, ciúme, medo... me fazem lembrar o quanto humana e contraditória sou, mesmo sendo única!
Uma das características que marca meu “ser” é o amor que tenho pela nossa cultura, nossas músicas regionais de autor@s anônim@s, nossas alegrias, nossas festas, nossas heranças... elas me tocam e me emocionam profundamente... me fazem feliz, são para mim... fonte de energia... transformação... esperança, amor próprio..., me fazem sentir cidadã do mundo!
Há uma música interpretada por Maria Bethânia que me encanta e também traduz parte do que sou:
“Se queres saber de tudo
De tudo então saberás
Sou índia de sangue latino
Sou negra dos canaviais
Sou da nação da cana
Da Bahia suburbana, do samba em linhas gerais

Luz que ilumina,
Iluminai
Iluminai os meus olhos
Meus olhos, iluminai!

Bahia de todos os santos
Dos santos de ais
O rio que corta minha vida
Cortou-me para nunca mais
Sou varanda divida
Mourão que segura a viga
Pedra que sustenta o cais."

Nenhum comentário:

Postar um comentário